Realidade virtual no turismo: conheça essa tendência!

Realidade virtual no turismo: conheça essa tendência!

Está em busca de soluções inovadoras para o seu negócio? Deseja alcançar as metas de ocupação e, consequentemente, melhorar os resultados, mesmo nos períodos de sazonalidade? Pois saiba que a realidade virtual é um recurso inovador que pode te ajudar. 

E para você saber como investir nisso, neste post, vamos falar sobre a utilização da realidade virtual no turismo. Se quer se destacar na sua área, não perca este artigo em hipótese alguma. Confira!

O que é a realidade virtual? 

Para começar, nada melhor do que explicarmos o que é a realidade virtual. Basicamente, pode-se entendê-la como uma tecnologia computacional utilizada para criar um campo de interação capaz de “enganar” os sentidos de uma pessoa.

Em outras palavras, ela produz um ambiente de simulação com efeitos que se assemelham à realidade. Simples assim.

Como aproveitar esse recurso no turismo?

Desenvolvida inicialmente para a indústria dos games, a realidade virtual já é considerada como uma das principais tendências não apenas para o turismo, mas também para diversos outros setores da economia.

No ramo hoteleiro, especificamente, uma de suas grandes vantagens é a criação de um “catálogo tridimensional”, que permite disponibilizar, no site dos empreendimentos, uma experiência de imersão total em todos cômodos ou ambientes das hospedagens, e não somente fotos estáticas e informações técnicas dos quartos, por exemplo.

Essa possibilidade é particular da realidade virtual, possibilitando que os clientes sintam-se no hotel antes mesmo de estarem presentes fisicamente no local. Isso é um diferencial que certamente aumentará suas taxas de ocupação, por isso, saia na frente dos concorrentes.

E o que fazer para usar a realidade virtual?

Para usar o recurso, será preciso mapear os espaços a partir da produção de fotos e vídeos em 360º. Aqui, a dica é simples: contrate um serviço profissional e especializado que possa garantir a melhor qualidade das imagens.

Um exemplo que vale mencionar é do Hub by Premier Inn Covent Garden Hotel, em Londres, que oferece uma experiência de realidade virtual que vai um pouco mais além, abrangendo desde os ambientes internos até os trajetos que ligam o local aos bares e restaurantes mais famosos da capital inglesa.

Usando o aplicativo da empresa, os hóspedes terão, à sua disposição, todas essas vantagens, sem contar que o app também controla a temperatura e a iluminação dos quartos.

Antes de concluirmos, não poderíamos deixar de falar sobre as cidades que estão utilizando os vídeos em 360º para atrair mais turistas. Essa abordagem ganhou força na Copa de 2014, tendo como objetivo propiciar uma viagem interativa nos locais que estariam recebendo os jogos do mundial.

Ao pesquisar pelas cidades, os visitantes podem direcionar a sua visão para os pontos do seu interesse, dando a impressão de que já estão, de fato, caminhando pelo destino para o qual viajarão.

Para finalizar, é necessário compreender que a realidade virtual está vindo forte: a tendência é que, cada vez mais, ela se torne um diferencial significativo para o setor turístico como um todo, disso não há dúvidas.

Se você quiser saber mais e deseja entender melhor como o conceito funciona, entre em contato com a Rocio Fotografia: será um prazer lhe ajudar!

27 3361-4183 | 3030-0460

Google Street View Trusted