Conheça as 5 principais dicas de como fidelizar hóspedes!
No setor da hotelaria, a fidelização de hóspedes tem uma função muito importante. Esse fato torna fundamental criar um processo que permita que isso aconteça.
Atrair um novo cliente tende, muitas vezes, a ser mais fácil. Uma boa promoção e a curiosidade de conhecer o seu serviço ou a região em que você atua pode já ser o suficiente.
Já a fidelização exige muito mais, especialmente por se basear na qualidade da experiência proporcionada ao cliente nas primeiras visitas. Então, é preciso encontrar alternativas em termos de estratégias de encantamento.
Por esse motivo, reunimos 5 dicas importantes sobre como fidelizar hóspedes. Confira!
1. Cartão fidelidade
O cartão fidelidade é um bom símbolo para ilustrar uma relação que está funcionando. Utilizá-lo não serve apenas para conceder descontos após um determinado número de visitas, mas também para gerar confiança entre o hotel e o hóspede.
É claro que o benefício financeiro também é um atrativo. Quem não quer um bom desconto, especialmente em um lugar de qualidade, não é mesmo?
2. Ambiente exclusivo para hóspedes vips
Qual é a vantagem de ser vip? Certamente, essa pergunta é feita por diversos hóspedes. As respostas para ela não devem ser teóricas e sim práticas.
Uma das melhores formas de fazer isso é disponibilizando um ambiente exclusivo para eles. Ao ampliar a qualidade da experiência positiva como um “prêmio” pela fidelização, você fará com que se sintam muito mais especiais.
3. Serviço de atendimento primoroso
Por mais que essa pareça uma dica que não foge do “lugar-comum”, ou seja, que todos os hotéis já sabem, na prática isso acaba se mostrando diferente. Quando falamos em como fidelizar hóspedes, entramos na necessidade de oferecer um ótimo custo-benefício.
Esse conjunto não vai funcionar, caso o atendimento seja abaixo do padrão dos demais serviços. Para solucionar essa questão, três pontos são importantes: observação, feedback e treinamento.
O primeiro diz respeito à figura do gestor e demais responsáveis acerca do desempenho da equipe. Assim, é possível solucionar os pontos negativos e fortalecer os positivos.
O segundo está ligado a ouvir o que os hóspedes têm a dizer, principalmente durante a hospedagem. Dessa maneira, fica mais fácil entender o que está funcionando e o que não está conforme a análise deles.
E o treinamento serve para qualificar de forma sequencial e aumentar o poder dos recursos a serem oferecidos em termos de atendimento.
4. Pós-venda eficiente
No tópico anterior, foi citada a importância de contar com o feedback do hóspede durante o período em que esteve no hotel. Essa ação pode ser ampliada por meio de um pós-venda eficiente.
A importância dela está ligada ao fato de que muitas pessoas acabam não reclamando de algo que não estava de acordo ou não citando os pontos positivos. O pós-venda é ótimo para obter esses “feedbacks perdidos” e usá-los como fonte de melhorias, fator que contribui para a fidelização.
5. Cupons de desconto
O cartão de fidelidade foi mencionado como uma forma de beneficiar o hóspede financeiramente pela sequência de visitas. Mas que tal surpreender e oferecer um cupom de desconto para a próxima hospedagem?
Vamos supor que seu hotel ofereça um cartão fidelidade que dê um desconto de 50% na quinta visita. O hóspede está na terceira e sabe que logo vai receber o benefício. Imagine a felicidade dele ao ganhar um desconto já para a próxima vez?
Esse é um grande exemplo do poder de encantamento e como fidelizar hóspedes por meio do uso dessas estratégias. Se unirmos às demais dicas, temos um conjunto poderoso e capaz de alavancar os resultados do seu hotel.
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