Bancos de imagens ou produção de fotos: qual a melhor opção?

Bancos de imagens ou produção de fotos: qual a melhor opção?

Se você pretende divulgar o seu hotel em larga escala, vai precisar de algumas imagens para representá-lo. Porém, nesse momento, surge uma pequena e importante escolha: usar um bancos de imagens ou produção de fotos próprias. Pode não parecer uma grande diferença, mas essa é uma mais complexa do aparenta.

Considerando que você vai precisar destas fotos em algum momento, é bom saber quais são as vantagens e desvantagens da sua escolha. Afinal, ambos exigem um investimento mínimo de tempo e recursos. E a imagem de um hotel é o que mais atrai os clientes.

Para te ajudar a entender melhor esta questão, trouxemos aqui 4 aspectos simples que você pode avaliar para escolher entre um banco de imagens ou produção de fotos para divulgar o seu hotel. Confira.

1.    Relação custo x benefício

O primeiro e, em muitos casos, mais importante critério para sua decisão é o quanto de retorno você obtém diante do custo de investimento. De forma geral, o banco de imagens é o mais barato, pois todas as fotos já estão trabalhadas, além de virem em maior quantidade. Isso te permite iniciar mais rapidamente qualquer campanha e produção de material. Ótimo para aproveitar eventos não planejados que atraem muitos turistas, por exemplo.

Por outro lado, vale muito mais no longo prazo ter um conjunto de imagens próprio, já que elas representarão melhor o seu hotel. Não faria sentido usar imagens de um prédio diferente. Os clientes chegariam nos quartos e veriam como não são os mesmos das fotos.

2.    Praticidade e tempo

Ao escolher entre banco de imagens ou produção de fotos, também é importante lembrar que, além dos recursos financeiros, você precisa investir seu tempo na montagem de material gráfico. E estas duas opções consomem quantidades diferentes de tempo. Um banco de imagens, por exemplo, pode ser acessado imediatamente, tendo um período de espera bem próximo de zero.

A produção de fotos próprias exige que uma equipe se coordene, reúna equipamento, encontre locais adequados para capturar as imagens e edite o material depois. É necessário passar por diferentes quartos, áreas de circulação e ter um bom ângulo da fachada. Isso leva mais tempo e é menos prático.

3.    Qualidade final das imagens

Em tempos de novo comportamento do consumidor e valorização da experiência do usuário, é preciso estar atento ao que é oferecido ao cliente em potencial. As imagens, quando personalizadas e bem-feitas, vão marcar o micromomento da pesquisa, e isso certamente é um diferencial no mercado hoteleiro.

Afinal, segundo o Booking.com, há diversas pesquisas demonstrando que as pessoas fazem suas reservas baseadas nas imagens. Cerca de 92% apresentam interesse maior em fechar a compra com quem mostra figuras atrativas e de maior qualidade. E os sites que oferecem esse nível prendem um número maior de pessoas, em torno de 20% a mais.

Nesse sentido, é preciso avaliar que bancos de imagens já possuem figuras trabalhadas, editadas e feitas por profissionais, mas elas não costumam capturar a essência do seu estabelecimento. Quase sempre são fotos genéricas e sem muita personalidade.

Ao criar imagens por conta própria — o ideal é expor, no mínimo, 4 fotos por tipo de acomodação —, investindo o tempo e os recursos necessários para conseguir qualidade profissional, você terá um resultado muito melhor. Além de o produto possuir o nível de profissionalismo desejado, também estará em sintonia com o tipo de público que você deseja para o seu hotel.

4.    Considerar as restrições presentes

Ao escolher entre banco de imagens ou produção de fotos, é bom lembrar quais são as restrições que podem te levar a cada um. Por exemplo, prazos de entrega curtos e orçamento limitado são fatores que te levam a contratar um banco de imagens.

Porém, a falta de personalização dos bancos de imagens e incompatibilidade de conteúdos costuma apontar para a produção de fotos. Além disso, o nível de qualidade esperado pelo público só pode ser atingido ao trabalhar diretamente na produção.

Com estes critérios, você já pode escolher corretamente entre banco de imagens ou produção de fotos para representar o seu hotel. Quer continuar acompanhando nossas novidades? Então assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão.

27 3361-4183 | 3030-0460

Google Street View Trusted